Atualidades da Semana!


A foto mostra o vazamento de Oleo nos EUA dessa semana. O Blog dos Sete pretende colocar sete temas a disposição do navegante! Se o leitor quiser separar basta clicar no link de menus ao lado. Este post é um resumo das principais notícias da semana (pra quem não tem tempo de ficar lendo tudo) que se passou com algumas dicas de site pra navegar e perguntas pra treinamento. Tudo feito por estudantes, as fontes logo a baixo.





Perguntas pra ver se tá sabendo ein!
- O que o Chavez vem implantando em seu país? Como ele age? Relacione a revolução de Chavez com a Revolução Bolivariana.
- Como a UE vê às eleições no Sudão?
- Qual a importância política e militar da Guarda Revolucionária iraniana.
- Explique o acordo de outubro que o Irã se recusa a aceitar, explique os motivos e as controvérsias.
- Explique a recente crise diplomática entre o Reino Unido e a Igreja.
- O que é embargo no comércio?
- Comente os recentes conflitos na arábia.
- Explique a crise interna iraniana.
- Explique como são as eleições cubanas.
- O que a oposição irá fazer contra a Lei de Arizona (lei que tem apoio popular) e quais são os argumentos usados??
- O que a reforma financeira dos EUA propoe?
- José Martínez de Hoz. Quem foi? Quais suas realizações economicas? Qual sua posição ideológica?
- Aponte soluções para o vazamento de oleo nos EUA.
- Explique porque está dificil de se realizar essa retomanda. Comente a questão das pre-condições palestinas.
- Explique a frase "as premissas são importantes para impedir que o Afeganistão retroceda à era talibã" considerando a posição da India e do Reino Unido sobre a politica afegã. E explique esse política de conciliação.
- Explique o acordo entre a Russa e a Ucrânia e explique os motivos da briga com a oposição. Por que o acordo é ruim para oposição?
- Explicar a relação doplomática Brasil-Caribe!
- Explique a situação de excessão do paraguai e as recentes concessões ao exército paraguaio.
- Porque o paraíso africano da biodiversidade está ameaçado?

Manchetes diversas: Vídeo mostra terrorista nigeriano em treinamento no Iêmen\ Governo tailandês promete agir contra manifestantes\ Mulheres árabes pagam até R$ 4,6 mil para restaurar virgindade\ Estado de exceção aprofunda tensões no governo paraguaio. \Laboratório secreto da Otan avalia futura guerra cibernética\Quirguistão agradece à Rússia pela detenção de ex-ministro\

**O EPP é uma guerrilha de esquerda que, segundo a Procuradoria, foi treinado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para cometer crimes no Paraguai. Paraguai declarou estado de excessao para combater o grupo.

Africa: Paraíso africano da biodiversidade está ameaçado. Para os especialistas, trata-se de uma reserva excepcional de biodiversidade na África Ocidental. Mas o Parque Nacional de Sapo, na Libéria, país que recentemente virou a página de sua história depois de 14 anos de guerra civil, está à mercê de mineradores clandestinos, grupos armados e caçadores. Quando a guerra civil devastou o país (1989-2003), um multidão de pessoas desalojadas encontrou refúgio dentro do parque, que igualmente acolheu rebeldes e foi alvo de mineradores clandestinos, exploradores ilegais de madeira e comerciantes de carne de caça. Quando o conflito terminou, o país estava exaurido. Faltavam recursos para proteger o parque situado a 320 km da capital Monróvia e era acessível somente após horas de viagem em estrada acidentada. "Estamos falando de algo que nem o governo nem as ONGs podem combater. Não são apenas mineradores clandestinos, mas toda uma indústria que gira em torno da atividade", enfatizou Abedi-Lartey. As comunidades rurais vivem há muito tempo da floresta, dos recursos naturais que eram igualmente explorados durante o conflito. A "madeira de sangue" servia para financiar a guerra.

Afeganistão: Processo de reconciliação do Afeganistão preocupa Índia. Alvo de frequentes atentados dos talibãs, a Índia expressou nesta segunda ao presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, de visita a Délhi, sua reticência à aproximação do governo afegão com grupos insurgentes, dentro do processo de reconciliação no país vizinho. Karzai ofereceu condolências pelos frequentes ataques insurgentes contra alvos indianos no Afeganistão. Alguns desses incidentes, como os que atingiram a embaixada indiana em Cabul, a Índia culpou o serviço secreto paquistanês (ISI). Em entrevista coletiva conjunta, Singh garantiu a Karzai que "a Índia está preparada para aumentar sua assistência" ao Afeganistão em âmbitos como infraestrutura e a assitência humanitária. A india revela preocupação com o plano de reconciliação afegão, que inclui um diálogo com grupos insurgentes e já permitiu incorporar ao Governo ex-membros do Hizb-e-Islami, grupo do ex-mujahedin e ex-primeiro-ministro Gulbuddin Hekmatyar. Em Londres, "não foi acordado introduzir os talibãs no Governo, mas outorgar um lugar honorável na sociedade àqueles que se ajustem a certas premissas", acrescentou a fonte. Segundo ela, "as premissas são importantes para impedir que o Afeganistão retroceda à era talibã". Na entrevista coletiva, Karzai disse ter discutido com Singh sobre a "jirga", assembleia de paz de maio, que busca a reconciliação "com aqueles elementos talibãs e outros (grupos insurgentes) que aceitem a Constituição afegã e não sejam parte da Al Qaeda".

Arábia: Pelo menos 55 pessoas morreram e outras 140 ficaram feridas em combates na sexta-feira entre milicianos do Exército Popular de Libertação do Sudão (EPLS) e uma tribo árabe na região de Darfur, informaram hoje fontes tribais.

Os presidentes egípcio, Hosni Mubarak, e sudanês, Omar al-Bashir, vencedor das eleições presidenciais de seu país, conversaram nesta terça no Egito sobre o conflito de Darfur e o acordo de paz entre o Norte e o Sul do Sudão. O conflito de Darfur, que explodiu em 2003, já causou mais de 300 mil mortos e 2,7 milhões refugiados, conforme a ONU.

Argentina: A Corte Suprema de Justiça da Argentina declarou na segunda-feira inconstitucional o indulto concedido a José Martínez de Hoz, que foi o poderoso ministro da Economia durante a última ditadura militar no país (1976-83), segundo o Centro de Informação Judicial. A gestão de Martínez de Hoz como ministro se caracterizou por um forte endividamento externo e, mais para o final, por uma recessão. Nos últimos anos, o ex-ministro tem defendido as ações da ditadura, alegando que era preciso "defender a sociedade contra os terroristas". Estima-se que 30 mil pessoas tenham sido sequestradas, torturadas e assassinadas durante o regime, segundo denúncias de entidades de direitos humanos. Uma comissão independente confirmou cerca de 11 mil casos.

Brasil: Produtores rurais fazem manifestação na Esplanada dos Ministérios contra invasão de terras.

Caribe: Lula oferece ajuda a países do Caribe para desenvolver região. Lula colocou à disposição programas de cooperação nas áreas de agricultura, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento de novas fontes energéticas. Além disso, o presidente disse que dará início às negociações para que o Brasil participe do Fundo de Desenvolvimento da Comunidade do Caribe (Caricom) e já decidiu que o país deve se tornar um membro pleno do Banco de Desenvolvimento do Caribe. Essa reunião, ela celebra algo mais importante que o dinheiro. Celebra a autoafirmação da soberania dos países, por menor que eles sejam. Celebra o fortalecimento da democracia no nosso continente", comentou.

Cuba: Governo cubano desafia EUA a suspender embargo por um ano.

Cuba2: Damas de Branco são impedidas de marchar pelo 3º domingo consecutivo

EUA: EUA se mobilizam contra lei de imigração do Arizona: Legisladores de San Francisco e Los Angeles, bem como ativistas defensores dos direitos dos imigrantes, convocaram esta terça-feira a adoção de um boicote econômico contra o Arizona, em protesto contra a promulgação de uma dura lei que criminaliza os imigrantes ilegais.A resolução apresentada ao Conselho de Supervisores de San Francisco por seu membro, David Campos, chama a cidade a explorar rigorosamente os contratos com empresas do Arizona e estimular empresas privadas a interromperem os negócios que mantêm com o estado do sudoeste dos Estados Unidos, fronteiriço com o México. "Vemos o que estão fazendo como uma afronta aos princípios básicos da nossa Constituição", disse Campos. "Sentimos que a medida tomada pelo Arizona é tão atroz que acreditamos que temos que tomar uma posição e deixar claro que pensamos que o que estão fazendo é errado", continuou. O Conselho de Supervisores de San Francisco tem previsto votar esta resolução em 4 de maio. Os legisladores disseram que ainda é muito cedo para medir os efeitos que o boicote pode ter em San Francisco e o Arizona, caso seja aprovado como uma ação legislativa. Em Los Angeles, os vereadores Ed Reyes e Janice Hahn introduziram uma resolução na terça-feira para pedir a cidade que se "abstenha de fazer negócios com o estado do Arizona". "É importante que a segunda maior cidade do país responda a uma medida legislativa como esta, que na essência promove a perseguição e o preconceito racial a um grupo de pessoas que integram um grande número de cidadãos deste país", disse Reyes. Segundo pesquisas da imprensa local, a lei que entrará em vigor em 90 dias, se não for derrubada antes por processos que preparam os opositores, conta com um amplo apoio da população do Arizona. A lei chegou a ser criticada pelo presidente americano, Barack Obama.

EUA2: Republicanos voltam a travar reforma financeira no Senado: "Os republicanos já deixaram claro de que lado estão: do lado dos grandes bancos de Wall Street, e não do lado das famílias de classe média", disse o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, que deve reapresentar a iniciativa amanhã. O projeto do governo prevê a criação de uma instituição de proteção ao consumidor financeiro, no seio do banco central (Fed). Propõe também uma melhor supervisão do imenso mercado de derivativos. Os autores do texto esperam ainda pôr um fim aos resgates de grandes instituições financeiras em dificuldade à custa dos contribuintes. Os republicanos desejam discutir e eventualmente votar uma versão de consenso do projeto, e não o texto atual. Lançado diante da pressão da opinião pública sobre os grandes bancos, responsabilizados pela crise financeira de 2008, e visando as eleições legislativas de novembro, o projeto quer, essencialmente, aplicar regras mais rígidas a Wall Street.

Irã: A Guarda Revolucionária iraniana lançou neste domingo cinco mísseis. Sem fornecer detalhes, os militares se limitaram a ressaltar que os projéteis foram lançados "com sucesso" e de forma simultânea. Forças navais, terrestres e aéreas da Guarda Revolucionária iniciaram na quinta-feira uma série de manobras militares no Estreito de Ormuz, uma das principais vias de passagem de petróleo e gás do mundo. Conforme o general Hussein Salami, o objetivo dos exercícios é demonstrar a influência regional do país na área em qual transita por ano um quinto do comércio mundial de energias fósseis. A Guarda atua como força ideológica e financiadora do regime iraniano.

Irã2: Irã conversa com chefe da AIEA sobre programa nuclear. Em outubro o Irã concordou em princípio em enviar urânio pouco enriquecido para o exterior para um maior processamento, mas depois disse que a troca deveria ocorrer em seu território e simultaneamente. Essas são condições que as outras partes envolvidas no acordo apoiado pela AIEA ¿França, EUA e Rússia¿ disseram não poder aceitar, porque nesse formato o acordo não desperta confiança. A reunião deve trazer acordos multilaterias.

Irã3: O líder da oposição iraniana Mirhossein Mousavi afirmou neste domingo em seu website, Kaleme, que o Estado islâmico está em crise e acusou o governo de usar o Islamismo para justificar a repressão de seus adversários.(a oposição diz que houve fraudes eleitorais). Após as eleições presidenciais, a República Islâmica mergulhou em sua pior crise interna nas três últimas décadas, aprofundando as divisões no cenário político do país produtor de petróleo. Mousavi acusou o governo de pressionar a oposição, em nome do Islamismo. "O Islã não bate em ninguém, não coloca ninguém na prisão... e não mantém ninguém na prisão," disse Mousavi, em referência ao grande número de simpatizantes da oposição detidos desde a eleição. Mousavi, que mais uma vez reiterou que a votação foi fraudada, exortou as autoridades a libertar os presos políticos e anular a proibição de alguns jornais e websites. "Nós não podemos aceitar o fechamento de jornais e prisão daqueles que falam da liberdade e dos direitos das pessoas," disse Mousavi. "Isso é contra o Islamismo." Cerca de uma dezena de publicações pró-reforma foram banidas desde a votação, sob acusações de disseminarem mentiras.

**Os Estados Unidos e as principais potências da União Europeia, além de outros países, acusam ao regime dos aiatolás de ocultar, sob seu programa civil, outro de natureza clandestina e ambições bélicas cujo objetivo seria adquirir um arsenal atômico, alegação que Teerã nega. Há vários meses, a Administração americana tenta pactuar uma nova bateria de sanções internacionais para tratar de frear o controvertido programa nuclear iraniano, mas até o momento topou com a resistência de países como a China.

Israel vs Palestinos: O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse na terça-feira que o presidente palestino, Mahmoud Abbas, "pretende" retomar as negociações bilaterais, abandonadas desde dezembro de 2008. Em discurso ao seu partido direitista Likud, em Tel Aviv, Netanyahu afirmou que o diálogo com os palestinos, sob mediação dos EUA, pode começar já na semana que vem. Ele afirmou também que visitará na segunda-feira o Egito, primeiro país árabe a ter feito a paz com Israel, para conversar com o presidente Hosni Mubarak. Netanyahu afirmou ter "ouvido com satisfação" que Abbas "pretende renovar o diálogo". "Ficarei muito feliz se isso de fato for feito na semana que vem", acrescentou. Ele não explicou onde ouviu falar das intenções de Abbas, nem ficou claro exatamente em que âmbito isso ocorreria ou se há possibilidades imediatas de avanços, diante das profundas divisões que permanecem entre ambas as partes a respeito de assuntos espinhosos, como os assentamentos judaicos e o futuro de Jerusalém. Israel diz que o diálogo deve ser retomado sem pré-condições.

Iraque: A coalizão Al-Iraqiya, liderada pelo ex-primeiro-ministro Ayad Allawi e que venceu as eleições parlamentares de 7 de março no Iraque, pediu hoje a formação de um Governo interino e a realização um novo pleito. Em comunicado divulgado em Bagdá, Al-Iraqiya explicou que quer que novas eleições "longe da pressão de alguns grupos políticos". A coalizão de Allawi quer do Conselho Presidencial, integrado pelo chefe de Estado iraquiano e pelos dois vice-presidentes, a convocação do Parlamento anterior às eleições, até que os resultados da votação sejam confirmados, para vigiar o Governo do premiê Nouri al-Maliki. Segundo a Al-Iraqiya, a medida é necessária "para vigiar o poder do Governo (Maliki), que exerce suas funções sem controle e legitimidade, e para que cesse suas perigosas infrações no processo político e na Constituição". As eleições, cujos resultados estão pendentes de revisão na Comissão Eleitoral, foram vencidas pela Al-Iraqiya, que não obteve as cadeiras suficientes para governar sozinha. Por isso, precisa buscar alianças com outros grupos.

Japão: Japão começa a distribuir ajuda contra mudança climática.

Paraguai: O governo paraguaio estuda um projeto de lei que permitirá aos militares o uso de armas de guerra em casos de crise interna, sem necessidade de que seja declarado o estado de exceção, anunciou nesta quarta-feira o assessor governamental Emilio Camacho. Os soldados do exercito serão encarregados da captura de insurgentes do chamado Exército do Povo Paraguaio (EPP). O grupo é associado à guerrilha colombiana das Farc.

Russia: Rússia e Ucrânia ratificam acordo sobre base naval. Os Parlamentos da Ucrânia e Rússia ratificaram nesta terça-feira um acordo bilateral para prolongar por 25 anos a permanência da Frota russa no Mar Negro no porto ucraniano de Sevastopol.O acordo, assinado no último dia 21 pelos presidentes da Ucrânia, Viktor Yanukovich, e Rússia, Dmitri Medvedev, garante a permanência da base naval russa em território ucraniano até 2042, com opção de prorrogação por outros cinco anos. Imediatamente após o anúncio da aprovação pela Rada Suprema (Parlamento da Ucrânia), deputados do Partido das Regiões (governista) e do opositor Bloco, de Yulia Timoshenko, iniciaram uma briga. Vários opositores lançaram ovos contra o presidente da Rada, Vladimir Litvin, que se protegeu com um guarda-chuva, segundo agências locais. A assinatura do acordo com a Rússia valeu para a Ucrânia um desconto de 30% na compra do gás natural russo, que as autoridades ucranianas avaliaram em aproximadamente US$ 40 bilhões. A oposição ucraniana tinha convocado um boicote ao acordo sobre a base naval, assinado na cidade ucraniana de Carcóvia pelos presidentes dos dois países, por considerá-lo inconstitucional e atentatório contra a soberania do país.

Venezuela: Organização de Chavez "assume a luta de classes como motor fundamental da nova história" do país. Chávez reiterou a seus correligionários que devem participar maciçamente das eleições parlamentares de setembro próximo, nos quais o PSUV deve ratificar seu domínio na Assembleia Nacional (AN) e obter "pelo menos os dois terços do plenário". "Aqui não temos nenhum tipo de complexo, somos verdadeiros socialistas", acrescentou Chávez, enquanto diretores e delegados nacionais do PSUV aplaudiam e gritavam palavras de ordem a favor da "revolução bolivariana". O líder qualificou como um "evento para a história" o encontro ideológico de seu partido, que em cinco meses de "intenso trabalho" deu como frutos três documentos: uma declaração de princípios, os estatutos do partido, e as bases programáticas. "Constituímos um agente vital para assegurar a continuidade de nossa ''revolução'': o Partido", declarou Chávez, e pediu a seus seguidores para assumir como "compromisso irrenunciável acabar com o capitalismo e construir o socialismo". Durante seu discurso, o presidente falou da necessidade que o partido trabalhe de forma contínua para "convencer a cada dia mais cidadãos na Venezuela de que o chamado socialismo do século XXI é o único sistema que garante a vida no planeta". Chávez também falou do papel do partido na luta contra a corrupção, e de sua obrigação de promover a "eficácia" nos diferentes níveis do Governo.

Venezuela2: General americano aponta ligação entre Farc e governo Chávez. "Trata-se de apoio financeiro que reforça sua capacidade do ponto de vista logístico. Entendo que isso continua", assinalou Fraser. No entanto, o militar americano indicou que não existem evidências de que membros das Farc estejam fazendo algum tipo de operação em território venezuelano.

Eleições: Sudão: A UE e outros observadores denunciaram que as eleições sudanesas não se ajustaram aos padrões internacionais, mas louvaram a atitude paciente e participativa da população e a ausência de violência. Bashir vence eleição presidencial e segue no poder no Sudão\ Sobre as eleições em Cuba: Em Cuba há eleições municipais a cada dois anos e meio e a Assembleia Nacional (Legislativo) é renovada a cada cinco.\ Irmão gêmeo de líder polonês morto se candidata a presidente \

Entenda as eleições no Reino Unido: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4404435-EI15569,00-Entenda+as+eleicoes+no+Reino+Unido.html; A campanha está sendo marcada por uma disputa acirrada entre o Partido Trabalhista, do primeiro-ministro Gordon Brown, o Partido Conservador, liderado por David Cameron, e o Partido Liberal Democrata, que subiu nas pesquisas após surpreendentes desempenhos de seu líder, Nick Clegg, em debates entres os candidatos na TV. Mais de 45 milhões de pessoas com 18 anos ou mais podem votar. As eleições são distritais - em cada região o candidato a Membro do Parlamento (deputado) mais votado é eleito. Com isso, a proporção do número de deputados de cada partido no Parlamento não é necessariamente igual à proporção do número de votos recebidos pelo partido. Um partido que tenha uma média de 30% dos votos nacionalmente, por exemplo, pode não conseguir eleger nenhum deputado se não tiver a maioria em nenhum distrito. O partido que consegue eleger o maior número de deputados no Parlamento com 650 cadeiras tem o direito de formar o novo governo, com o líder do partido como primeiro-ministro. Se nenhum partido conseguir a maioria, ocorre uma situação a qual os britânicos chamam de "hung Parliament" (Parlamento enforcado, em tradução livre). Nessa situação, com um Parlamento sem a maioria absoluta necessária para governar sozinho, o líder do partido com o maior número de deputados ainda pode encabeçar o governo, em uma possível aliança com um segundo partido. Se os partidos não chegam a um acordo para a formação de um governo de coalizão, uma nova eleição pode ser convocada. No dia 6 de maio, a Grã-Bretanha realiza eleições que definirão o novo governo. O partido que conseguir eleger o maior número de deputados no Parlamento com 650 cadeiras tem o direito de formar o novo governo, com o líder do partido como primeiro-ministro.

Favelas: Primeiras reduções a quarenta anos atras (lacerda) foi uma grita geral, faxista (não pode). Na época não se realocaram descentemente os favelados mas também é verdade que a favela era uma espécie de propriedade privada da esquerda inutil: Não se podia desfazer a favela. Mas também não se fazia nada! O tempo foi passando e as favelas foram crescendo. O que poderia ter sido resolvido virou um enigma e também uma oportunidade para demagogia política (lugar intocável onde os miseráveis viviam, isolados) Mais tempo se passa. As multinacionais da cocaína criaram a miseria armada, passou a ser violenta de mais. Aí surgiram as UPPs (invasão ou integração?) Só existe sociedade se existirem leis, as favelas estão começando a fazer parte do rio e depois de pacificadas serão bairros com cidadãos.

Igreja: O ministério britânico das Relações Exteriores pediu desculpas ao Vaticano pela publicação de um memorando que aconselharia o papa Bento XVI a lançar a própria marca de preservativos e abençoar o casamento gay durante a visita que fará ao Reino Unido em setembro. O documento, divulgado pelo jornal Sunday Telegraph, recomendava ainda a Bento XVI abrir uma clínica para praticar abortos. O Foreign Office pediu desculpas no sábado ao Vaticano pelo texto, que qualificou de "estúpido", e informou que o funcionário responsável, um jovem funcionário, foi transferido para outro cargo.

Superlotação de cadeias: Tecnologia: monitoramento eletrônico. países do mundo inteiro concorda que não estão suportanto tanto gasto com aprisionamento. Ou gasta muito com presos ou gasta mto com tecnologia. (tornozeleira: monitorar o preso fora da prisão) Presos (provisórios) em casa é uma idéia, os menos perigosos que é mais barato. Sistema tem que modernizar. Hje nao há vigilância de presos fora de casa, a proposta é a tornezeleira. Hje o preso por pequenos crimes dificilmente vai pra cadeia. (substituições de pena, regime semiaberto). Há muitos presos insignifcantes. Metodos não deram certo!! Ninguem quer libertar presos. Mas é necessário um alivio nos custos. O investimento em tecnologia é uma proposta mto boa pra isso. Investir em contruções de cadeias e penitenciárias é outra solução importante. O brasil é meio atrasado mas tamo avançando ai. Crime: educação saúde. Serviços comunitários. Não é punir menos, é punir menor. Problema do retorno: ele voltará a cometer crimes? Obrigação de vigilância eficiente.

Sobre Incidentes Geológicos e acidentes naturais (ou não):
- Terremoto no Chile: cidade pode se mover 12 m até fim do ano!
- Plataforma de petróleo explodiu e pegou fogo, no Golfo do México, costa de Louisiana; Uma grande quantidade de petróleo vazava neste domingo de uma plataforma afundada no Golfo de México, o que deixou uma maré negra que cobre uma área de 1.035 km². O porta-voz da BP, Ron Rybarczyk, afirmou que o vazamento, a 1,5 mil m de profundidade, están liberando mil barris de petróleo por dia no oceano. "É um vazamento muito grave", advertiu o suboficial Erik Swanson, porta-voz da Guarda Costeira americana. Possíveis soluções: Quatro robôs submarinos tentaram conter o vazamento nesta terça-feira, mas não conseguiram maiores avanços. Um grupo de engenheiros construía um domo gigante que pode ser colocado sobre os locais de escape para deter o derramamento. As autoridades federais informaram que estão considerando uma "queima controlada" do petróleo já recolhido em barreiras flutuantes no Golfo.\ Marinha dos EUA põe fogo na mancha gigante de óleo que avança em direção à costa americana, será poluente, mas ainda sim será menos poluente do que o petroleo no mar.
- Terremoto em Taiwan
- Tempestade de areia na China
- Inundações no centro da China afetam quase 1 milhão de pessoas
- Inundações no centro da China afetam quase 1 milhão de pessoas
- Terremoto de 4,9 graus atinge fronteira do Brasil com o Peru
- Despertar de vulcão é maior problema de segurança da Itália: A coluna de fumaça, lava e cinzas poderia alcançar 20 km de altitude e afetar um raio de 25 km, segundo o chefe da Defesa Civil, que se prepara para lidar com uma eventual catástrofe. As autoridades vêm estudando um plano de emergência em caso de erupção. Este inclui, entre outras medidas, a evacuação de um milhão de pessoas de Nápoles, contou Bertolaso.

Banco Mundial decide dar mais poder às potências emergentes, a proposta é fazer com que eles tenham a mesma quantidade de votos na instituição com o tempo.

Para consulta de conceitos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Embargo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Embargo_dos_Estados_Unidos_a_Cuba
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1253269-7823-BANCO+MUNDIAL+DECIDE+DAR+MAIS+PODER+AS+POTENCIAS+EMERGENTES,00.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4399578-EI294,00-Assembleia+acaba+com+acordo+no+Banco+Mundial+a+sombra+da+Grecia.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4404435-EI15569,00-Entenda+as+eleicoes+no+Reino+Unido.html

0 comentários:

Postar um comentário

Logo abaixo, novidades do terceiro Eeeeita!