Atualidades da Semana!

Essa semana veio cheio de atualiades quentes pra gente analisar. Como capa de post eu escolhi o seguinte destaque:



Grã-Bretanha doará USS 27 milhões à Faixa de Gaza. (Nossa ein)
O país anunciou essa doação aos refugiados da Faixa de Gaza e reiterou os apelos a Israel para que suspenda o bloqueio que impõe a região governada pelo Hamas. A ajuda contribuirá para financiar escolas e serviços hispitalares. Agora fica a pergunta ai pro cês: Qual sua opinião sobre o bloqueio? Necessário? Desnecessário? Então vamos começar...
Manchetes diversas: 
- Honduras espera ser reintegrada neste domingo à OEA
- Assembleoa da OEA começa com armamentismo no centro do debate
- Novo premiê japones deve se concentrar em reformas fiscais 
- Protesto contra ataque israelense na embaixada dos EUA em Beirute (Capital do Líbano)
- Volta de Honduras à OEA divide opiniões em assembleia
- Hillary pede reforma da OEA e readmissão de Honduras
- Zelaya diz que OEA não pode negar tragédia vivida por Honduras
- BP paga 1ª parte de projeto para proteger Louisiana contra óleo
- Furacões podem interromper operação de contenção a vazamento
- Obama pressiona BP por plano de contingência contra furacões
- BP diz que custo para conter vazamento supera US$ 1,6 bilhão
- EUA: descontentamento é maior com vazamento do que com Katrina
- ONU pode decidir sobre novas sanções ao Irã na quarta-feira
- Jovem americano é preso por vazar vídeo de ataque no Iraque
- Grupo de estrangeiros é detido no Iêmen
- Israel anuncia investigação própria sobre ataque a frota
- Irã enviará 2 navios com ajuda médica e alimentícia a Gaza
- Irmandade Muçulmana envia comboio de ajuda a Gaza
- Turquia estuda cancelar cooperação militar com Israel
-Europa doa 46 mi de euros para atenuar necessidades no Sudão
-Alemanha cogita reduzir Exército em 40 mil soldados
-EUA só devem aceitar reintegração dos talibãs que renunciarem à Al Qaeda 
-Partido separatista ganha força para eleições belgas
-Pentágono gastou US$ 500 12h23 Furacões podem interromper operação de contenção a vazamentomilhões em melhorias em Guantánamo
-Kim Jong-il sinaliza processo de sucessão na Coreia do Norte

Curiosidade Geopolítica:
Em 2006, usando como pretexto a captura, pelo Hezbollah, de dois soldados israelenses (em território libanês), o Estado de Israel bombardeou essa capital, causando destruição generalizada. Fonte: wikipédia!

Destaque: A 40ª Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) foi inaugurada essa semana como um enérgico apelo do Peru ao continente para que limite o armamentismo e um gesto de apoio a Honduras, ao Haiti e aos imigrantes. Veja que são quatro temas da atualidade ein: Armamentismo na América Latina, Honduras, o terremoto devastador no Haiti e a questão da imigração. Abaixo os quatro temas:
1) Honduras: O caso de Honduras é a sua suspensão da OEA devido ao "golpe de Estado" que derrubou Manuel Zelaya. O presidente de Honduras afirma que deram passos importantes na direção de normalizar a vida democrática no país portanto deveriam se reintegrar a organização. Alguns países descordam dizendo que é necessário exigir condições adicionais. O fato do Zelaya estar exilado seria um ato contra os direitos humanos e contra a Constituição de Honduras. Insulza salienta que o retorno seria positivo para Honduras pois seria de apoiar os esforços de quem quer uma plena normalização e porque permitiria abordar de maneiras mais aberta os problemas pendentes. 

2) Migração: Insulza afirma que as leis do Arizona discriminam latinos. O processo de imigração é natural deveria existir uma política justa de controle e segura. 

3) Haiti: Insulza reiterou apoio a recontrução do Haiti e ao fortalecimento de suas instituições. Qualificou as recentes ajudas pouco eficazes e que foram registradas grandes deficiências na coordenação  da ajuda  internacional. 

4) Armamentismo na América: A transparência das despesas militares é uma medida de fomento da confiança, contitui parte da agenda da reunião.  Alan García insistiu nos seguintes argumentos: "os latino-americanos e caribenhos gastaram USS 25 bilhões em compra de armas nos ultimos cinco anos e pensam destinar USS 35 bilhos mais na próxima meia década, quando com esta ultima quantia se poderia tirar 50 milhões da pobraza"; "Onde está a hipótese de guerra? O armamentismo só termina beneficiando os comerciantes de armas"; "A América Latina caiu em um mau conceito de pátria e soberania em suas tentativas de se rearmar"; "Com um submarino atômico que um de nós quer comprar, um milhão e meio de hectares na Amazônia poderiam ser refolorestados". 

Sua vez agora ein, posicione-se sobre os tema. E se fica a dica as frases do nosso amigo Alan García, presidente do Peru, que eu respeitei e adicionei nas nossas frases favoristas do blog!

- - - - - - -
Mais atualidades!
Eslovênia provou em plebiscito um acordo com a vizinha Croácia para que sua disputa territorial no mar Adriático seja resolvida mediante arbitragem internacional. As duas ex-república iugoslavas disputam a definilçao de suas águas no golfo de Pirán. 

Israel: Assista ao vídeo para entender melhor o que está realemente acontecendo por lá. (Obs:. Umas meia hora de vídeo).

- - - - - - -
Atualidades por Grupos (Não países)
Talibãs veem alguns pontos positivos da "Jirga da Paz". O movimento talibã afegão assegurou neste domingo que "alguns" pontos incluídos na declaração da "paz de jirga", cuja assembleia terminou na sexta-feira, em Cabul, são "aceitáveis" e abriu a porta para um eventual diálogo com o governo, caso se este venha a aplicá-los. Em declarações via telefone, o principal porta-voz talibã, Zabiula Mujahid, deu as boas-vindas a algumas das recomendações da "jirga", entre as quais destacou a libertação de prisioneiros talibãs. "Se o Governo realmente der um passo adiante e aplicar a decisão da 'jirga', então podemos pensar em falar com o Governo sobre paz", resumiu o porta-voz. No entanto, Mujahid se mostrou "não muito otimista" sobre o processo, já que a assembleia não discutiu "a retirada das forças estrangeiras do Afeganistão", a demanda que os talibãs sempre puseram sobre a mesa para iniciar as conversas de paz.
Category: 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Logo abaixo, novidades do terceiro Eeeeita!