Atualidades de Domingo!

Sim, estamos em crise econômica...
Será que ela chega ao Brasil?

Confira agora as ultimas notícias da semana. Valeus!
- - - - - - -

Manchetes diversas de grande importância:
- No último dia pra tirar ou transferir o título de eleitor antes das próximas eleições, os cartórios ficaram lotados e teve gente que não conseguiu atendimento.
- Após nova suspensão por vulcão, espaço aéreo reabre na Europa
- Polícia lança gás lacrimogêneo contra manifestantes em Atenas: Presidente grego diz que país está à beira do abismo, diz presidente.
- Unasul critica lei anti-imigração ilegal do Arizona.
- Terremoto de 6,2 graus na escala Richter atinge Peru e Chile
- Honduras: Lobo garante que Zelaya não será preso se voltar
- A alemanha aprovou emprestimo a grecia com restrições
- EUA suspendem exploração de fontes de petróleo no mar (veja como é a vida)
- Caixa para conter vazamento de petróleo no Golfo do México está no fundo do mar.
- Dois soldados turcos e 5 rebeldes curdos mortos em combates (Historia antiga que não acaba)
- Biden agradece à Espanha por ajuda  na missão militar no Afeganistão e por aceitar receber vários prisioneiros do Guantánamo. (Biden destacou perante o monarca o compromisso da Espanha na luta contra o terrorismo internacional e o papel que pode desempenhar em regiões como Oriente Médio e América Latina em colaboração com os Estados Unidos.)
- Acusado de terror em NY tem mestrado em administração
- EUA e México fortalecem troca de dados contra narcotráfico** Importante ein!
- Surto de violência deixa dois policiais mortos na Tailândia.
- - - - - - -
Parte2: Algumas Perguntas para te provocar:
1- Tailândia: Explique tudo o que você sabe a respeito da atual crise.
2- Qual a nova discordância entre os países da Unasul?
3- Porque o Japão considera dificil uma retomada de conversa com Corea do Norte?
4- EPP: (paraguai) É ou não é uma ameaça a estabilidade do país?
5- A Inglaterra ficou em hung parliament. Explique o termo e faça uma reflexão crítica a respeito desse tipo de democracia.
6- Explique quais seriam os dois cenários possíveis que ocorrem em caso de hung parliament.
7- Qual a condição russa que impõe aos EUA para sancionar o Irã?
8- Qual é o perigo de desestabilização na Africa?
9- Comente os vários destaques da criação do Centro de Estudos Estratégicos da Unasul. Elenque os objetivos e contradições.
10- Motivo de comemoração de Israel?
11- Qual sua posição sobre o uso de dispersantes para afundar o petróleo?
- - - - - - -
Parte3: Notícias por Blocos:
Unasul: Unasul cria Centro de Estudos Estratégicos. O "bloco" determinou hoje a criação de um Centro de Estudos Estratégicos de assessoria para os ministros da Defesa da região e aprovou os mecanismos para colocar em prática um conjunto de medidas de confiança e segurança militar. Entre as medidas mais relevantes destacou "a transparência da informação sobre as capacidades de defesa dos países, os orçamentos, a infraestrutura" e os acordos com países de fora da região. Nesse sentido, em comunicado, o Ministério da Defesa do Equador, país que ostenta a presidência temporária da Unasul, informou que foi criado um grupo de trabalho dedicado ao desenho da metodologia de transparência e de medição das despesas em defesa, que ficará a cargo do Chile e da Argentina. A Venezuela denunciou em agosto, na cúpula de líderes da Unasul da cidade argentina de Bariloche, que esse relatório suporia uma suposta prova da pretensão hegemônica dos Estados Unidos na região. Nesse sentido, o CDS decidiu pela criação de outro grupo de trabalho para fazer "uma análise objetiva e muito técnica dos conteúdos do documento" que, segundo o acordo com Ponce, será integrado por representantes do Equador, Colômbia, Venezuela, Argentina e Brasil. Além disso, precisou que apesar do hermetismo que rodeou a assinatura de seu convênio com os Estados Unidos, a "Colômbia aceitou totalmente as medidas de confiança mútua". Dois destaques: "a decisão de contribuir para o fortalecimento da paz na região, através do diálogo e da cooperação" e se reafirmou "o irrestrito respeito à soberania, integridade e inviolabilidade territorial dos Estados e a não ingerência em assuntos internos.

UE: As agências reguladoras de energia da União Europeia concordaram em criar um órgão independente para supervisionar os mercados de eletricidade e proteger os consumidores do bloco, informou nesta sexta-feira (7) o órgão regulador italiano de energia AEEG, em comunicado. A nova agência vai monitorar os mercados de gás e energia elétrica na União Europeia, supervisionando as infraestruturas, além de tentar harmonizar as regulamentações do setor em cada país, disse o AEEG.
- - - - - - -
Parte4: Notícias por país
Africa: Pergio de desestabilização: A ONU expressou nesta sexta-feira o medo de que países da África Ocidental se tornem violentos como consequência do narcotráfico, como no México - onde quase 23 mil pessoas morreram em pouco mais de três anos -, caso haja conflitos pelo controle das rotas do tráfico de cocaína procedente da América do Sul. "No México, os cartéis lutam pelo controle das rotas. O mesmo poderia acontecer na África, pelo controle da 'rota africana', dos depósitos, dos serviços. Envolve muito dinheiro".  Em alguns países há uma crescente "concorrência entre provedores", que "pode claramente resultar em um possível cenário de enfrentamento violento" entre grupos criminosos "para assegurar o monopólio dos serviços oferecidos aos latino-americanos", segundo o funcionário da ONU.

Brasil: Ministro da Fazenda anuncia pacote de incentivo às exportações, contra dolar barato. O pacote foi anunciado pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Entre os créditos de impostos que os exportadores têm direito de receber, metade será paga em até 30 dias. Normalmente, leva anos. É criada a Exim Brasil, uma agência pra financiar as empresas que exportam. “O que nós estamos fazendo agora é o que todos os países fazem: reduzir custo, reduzir impostos. Nós somos até modestos perto do que a China faz, o que a Coreia faz”, fala Mantega. “O governo reconhece que deve, paga 50% agora e os outros 50% não se refere como e quando vai ser pago. Acaba prejudicando a competitividade, eliminando empregos, renda e produção na indústria nacional”, fala Roberto Giannetti da Fonseca, diretor de comércio da Fiesp. As exportações brasileiras estão crescendo. Acontece que as importações crescem mais ainda. E, pra economia, importar significa mandar renda pra outro país. Pelo que eu entendi, prejudica a competição interna, mas equilibra a balança comercial. “O Brasil tem problema de logística, de infraestrutura, então não vamos imaginar que isso pode resolver os problemas de ineficiências estruturais que o Brasil tem”, fala Armando Monteiro, da CNI.\ A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira à noite, o texto principal do projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de pessoas condenadas em segunda instância ou por um colegiado de juízes.Nesta quarta à noite, os deputados pretendem votar destaques que podem mudar a proposta. Para que ela tenha chance de valer nas eleições de outubro, o projeto terá que ser aprovado no Senado e sancionado pelo presidente Lula até 3 de julho.

Honduras segue causando polêmica entre membros da Unasul: Honduras volta a ser motivo de discórdia entre os membros da Unasul. Honduras deve ou não comparecer à Cúpula da União Europeia e América Latina e Caribe?

Inglaterra: Nenhum partido conseguiu garantir maioria absoluta na Câmara dos Comuns e haverá agora um período de negociações frenéticas para decidir qual o formato do novo governo. A situação é descrita como um hung parliament, termo em inglês que define um parlamento sem maioria clara, em que nenhum partido tem o número necessário de cadeiras (326) para para aprovar leis sem o apoio de integrantes de outros partidos. Veja que interessante: Dois cenários podem ser explorados à medida que o premiê tenta formar um novo governo. Primeiramente, ele pode considerar forjar uma aliança com outro partido ou partidos, para criar uma coalizão. Sem uma coalizão, os partidos podem tentar governar aprovando tema por tema no Legislativo. (Como alternativa, os trabalhistas podem tentar alcançar acordos informais com outros partidos, tentando formar maiorias a favor de cada lei individual, à medida que elas forem apresentadas. Isso pode incluir obter um acordo com outro partido para que o governo não seja derrotado em uma moção de desconfiança).

Israel e Palestina: Ministro israelense comemora decisão palestina de negociar com Israel. "O ministro está feliz com a decisão, que tira os obstáculos às conversas de proximidade",  "com vontade e responsabilidade para tomar as decisões corajosas necessárias, se pode chegar a conversas diretas e abrir o caminho para um acordo".

Japão: O governo japonês considera difícil a retomada do diálogo nuclear de seis lados com a Coreia do Norte antes que seja esclarecido o recente caso do afundamento de um navio sul-coreano, como reivindicam as autoridades de Seul. A Coreia do Sul suspeita que um torpedo norte-coreano afundou o navio "Cheonan" no dia 26 de março em águas próximas à fronteira entre as Coreias, em incidente que matou 46 tripulantes. No entanto, a investigação ainda não foi concluída, e a Coreia do Norte não foi acusada. Seul tem postura firme, e afirma que não voltará ao diálogo antes da resolução do fato, postura compartilhada também por Washington e Tóquio. O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, concluiu nesta sexta uma viagem de cinco dias à China, seu principal aliado, perante o qual se comprometeu a retomar o diálogo para a desnuclearização, segundo informações oficiais divulgadas em Pequim.

Paraguai: Embora a ofensiva contra o grupo envolva mais de 3 mil homens, oficialmente, o governo do Paraguai afirma não considerar o grupo guerrilheiro como uma ameça à estabilidade do país. Esta situação, no entanto, pode mudar nos próximos anos, caso o grupo não seja efetivamente combatido, na opinião do analista político Francisco Capli, da consultoria paraguaia First Análisis y Estudios. Para Capli, o EPP hoje não tem o poder de desestabilizar as instituições paraguaias, mas, por terem ligações com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e possivelmente com narcotraficantes, a guerrilha paraguaia pode se tornar um problema "muito grande" para o país nos próximos cinco anos. Ele ainda afirma que existe a possibilidade de o grupo também passar a atuar inclusive em território brasileiro. "É como um câncer em estado inicial. Se não for combatido, pode tomar o corpo todo. É preciso prestar atenção a isso", diz. Medo, ameaça, terrorismo, são termos que acompanham esse grupo guerrilheiro.

**O Paraguai vive em estado de tensão desde que o governo do presidente Fernando Lugo estabeleceu a condição de estado de exceção em cinco Departamentos (Estados) do país, sob a justificativa de combater o chamado Exército do Povo Paraguaio (EPP), grupo armado acusado de promover roubos, sequestros e assassinatos nestas regiões.

Quirguistão: O governo provisório do Quirguistão está oferecendo recompensas as pessoas que colaborarem com a busca de ex-altos funcionários do regime derrubado recentemente.

Russia: A Rússia espera que os Estados Unidos suspendam proibições comerciais contra quatro empresas russas caso Moscou apoie novas sanções contra o Irã, disse uma autoridade do Kremlin nesta sexta-feira. A autoridade disse que a Rússia quer "a remoção imediata" das sanções dos EUA contra a exportadora de armas estatal russa Rosoboronexport e outras três empresas que estão sob restrições americanas com o objetivo de evitar a proliferação de armas. A Rússia vem há muito tempo criticando as sanções contra a Rosoboronexport e outras firmas acusadas de vender tecnologia capaz de ajudar o Irã, a Síria ou a Coreia do Norte a desenvolver armas de destruição em massa ou sistemas de mísseis. A Rússia alega que nenhuma venda de armas feita pelo país viola a lei internacional ou as regras de não proliferação.

Tailândia: O primeiro-ministro tailandês vem enfrantando problemas de manifesto da população (dos camisas vermelhas), Essa manifestação parece ser o início de uma guerra civil. Os protestantes pedem duas coisas: renúncia do primeiro-ministro ditador e a convocação de eleições. Para evitar mais mortes e manifestos ele ofereceu um "mapa" que pudesse solucionar a crise. Domingo passado o primeiro-ministro alertou que se os manifestantes continuasse acampados num bairro nobre comercial da capital, haveria problemas. Segunda-feira adotou uma postura já mais conciliadora, afirmando que tudo poderia ser resolvido com diálogo. "Vou apresentar uma proposta que irá fornecer uma solução política, ou um mapa", disse ele. "Mas isso tem de ser a partir de opiniões de todos os lados, não só do governo, dos políticos, dos manifestantes e dos contramanifestantes. Tem de ser uma solução realmente coletiva". É fato afirmar que econômicamente essas manifestações são um desastre para o país. (O ministro das Finanças disse na semana passada que os protestos, se continuarem até o fim do ano, podem reduzir o crescimento do PIB em 2 pontos percentuais. O impasse político pode adiar também a alta dos juros prevista para junho, dizem economistas, citando dados oficiais divulgados na segunda-feira mostrando uma desaceleração da inflação em abril).

Tailândia2: O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, afirmou nesta segunda-feira que convocará novas eleições, em 14 de novembro, se os manifestantes aceitarem seu plano de reconciliação nacional.

Tailândia3: Manifestantes tailandeses aceitam plano de reconciliação. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre os lideres dos manifestantes (camisas vermelhas, como são chamados).  "Acordamos de forma unânime entrar no processo de reconciliação", anunciou Veera Musikapong aos "camisas vermelhas".  É um primeiro sinal de que a manifestação está chegando ao fim.

- - - - - - -
Parte5: Conceitos que você deve dominar:
O que é Lobby?
R:  nome que se dá à atividade de pressão, muitas vezes individual, (ostensiva ou velada) de se interferir nas decisões do poder público, em especial do Legislativo, em favor de interesses privados. A palavra lobby significa salão, hall, corredor. Segundo alguns estudiosos, o fato de várias articulações políticas acontecerem nas ante-salas (lobby) de hotéis e congressos, fez nascer a expressão “lobbying” (lobismo) para designar as tentativas de influenciar decisões importantes tomadas pelo poder público, sobretudo aquelas relacionadas a questões legislativas, de acordo com interesses privados de alguns grupos ou setores inteiros da sociedade. Enquanto nos Estados Unidos o lobby é uma atividade considerada como parte do processo político (ser lobista é uma profissão reconhecida e a atividade em si é regulamentada por leis), em outros países como o Brasil, a atividade é informal e não regulamentada, o que pode dar margem a interpretações de corrupção.
Fonte: http://pt.wikipedia.org

O que foi a Lei da responsabilidade Fiscal?
R: Há exatamente dez anos, uma lei forçou os governantes a tratar com mais cuidado o dinheiro público, controlar as contas. Hoje, a Lei de Responsabilidade Fiscal é elogiada até por quem foi contrário à criação dela. Há dez anos, ela impede que os governantes façam dívidas sem terem como pagar, causando prejuízo ao cidadão. A lei fixou um valor máximo para estados, municípios e a União gastarem com o funcionalismo e, principalmente, impôs um teto para a dívida dos estados e dos municípios. Quem está muito endividado e não consegue pagar, fica proibido de contrair novos empréstimos. Mas até hoje, não foi aprovado limite para o Governo Federal. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que é contra esse controle sobre o endividamento da União porque, segundo ele, limitaria a ação diante de uma crise, por exemplo. Mas, em um seminário que reuniu os autores da lei, defendeu os limites para estados e municípios. “Eu nunca permiti que houvesse mudança na Lei de Responsabilidade Fiscal. Nenhuma flexibilização, ou seja, no nível de endividamento dos estados, nos gastos com pessoal, etc”, declarou. Para Martus Tavares, a lei é uma conquista, que agora precisa avançar também, aumentando a transparência do uso do dinheiro público. “Ter responsabilidade com uso não é só cuidar e observar os limites de gasto, mas gastar bem”. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira uma proposta que altera a Lei de Reponsabilidade Fiscal. Ela permite que estados e municípios que estouraram o limite de dívidas façam novos empréstimos para projetos de modernização da administração pública e de redução de despesas. O projeto ainda precisa ser votado no plenário antes de seguir para a Câmara.
- - - - - - -
Parte6: Notícias por tema:
Entenda como é feita as eleições no Reino Unido:
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/05/candidatos-eleicao-no-reino-unido-participam-de-debate-na-tv.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1258756-7823-ESPECIALISTA+EXPLICA+COMO+FUNCIONA+A+ELEICAO+NO+REINO+UNIDO,00.html

Atual crise econômica, novo rumo do Euro.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1259779-7823-UE+QUER+CRIAR+MECANISMO+DE+ESTABILIDADE+ECONOMICA,00.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1259759-7823-UE+CONCORDA+COM+CRIACAO+DE+FUNDO+EMERGENCIAL+PARA+APOIAR+PAISES+EM+CRISE,00.html

Vazamento de petróleo:
1. Uso de dispersantes para frear maré negra gera dúvidas. até o momento foram usados 1 milhão de litros de dispersantes, de produtos químicos tóxicos que, conforme os analistas, podem ter um forte impacto na vida marinha. os dispersantes são produtos químicos que alteram a estrutura do petróleo - o quebram -, o que faz afundar.  Desta maneira, a mancha de petróleo desaparece da superfície, evitando atingir aves e mamíferos marítimos, e também que a mancha contamine a costa. A advertência da Academia é que o "uso de dispersantes não reduz a quantidade de petróleo derramado no mar", só faz com que submerja. Com esta medida, na realidade, se está reduzindo "o risco de impacto no litoral e na superfície do mar, mas aumentando os riscos às plantas e a vida animal no fundo do mar".  "Dispersar o petróleo torna mais difícil a sua retirada. Além disso, a poluição permanecerá no ambiente e os organismos marítimos estarão expostos a esta contaminação por décadas". Curiosamente existe outro tipo de dispersante chamado Dispersit que é eficaz para combater o tipo de petróleo derramado no Golfo do México, e que é elaborado à base de água, por isso é menos tóxico e não tem impacto à saúde humana. No entanto, não se está utilizando este segundo composto. Em declarações ao jornal The Times-Picayune, de Nova Orleans, o professor emérito da Universidade da Louisiana em ciências ambientais Ed Overton defende a decisão de utilizar os dispersantes e afirma que estes são menos danosos. No entanto, adverte que "é impossível saber com certeza o impacto que vai ter na vida marinha.

2. Golfo do México: 1ª tentativa de tapar poço de petróleo falha; A primeira tentativa de tapar com uma caixa de aço e cimento o poço de petróleo que está vazando óleo no Golfo do México não funcionou, por causa da formação de cristais de gelo que bloquearam a cúpula da estrutura. "Não podemos dizer que fracassamos ainda (com a caixa), mas posso dizer que as tentativas que desenvolvemos até agora não funcionaram",  Ontem à noite, após uma longa operação, foi possível posicionar a caixa sobre o poço de petróleo, a 1,5 mil metros de profundidade, mas foi preciso retirá-la da posição depois que foi detectado que, devido às baixas temperaturas, estavam se formando cristais de gelo que tapavam a cúpula. A formação de gelo, explicou o diretor, foi causada pelas baixas temperaturas e a pressão a essa profundidade, assim como a presença de gás natural na saída do poço. "Movemos (a caixa) para o lado enquanto decidimos como solucionar este inconveniente que surgiu", disse o diretor da BP, que lembrou que a instalação da estrutura era uma iniciativa que nunca tinha sido realizada em tamanha profundidade.
- - - - - - -
Curiosidade: Homem moderno tem genes do homem de Neandertal. Sequenciamento genético do Neandertal foi feito por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. Depois de compará-lo com DNA do homem moderno, pesquisadores concluíram ainda hoje temos os genes dos neanderthalensis.

0 comentários:

Postar um comentário

Logo abaixo, novidades do terceiro Eeeeita!