Atualidades de Domingo!

Foto: Portugal eleva impostos e corta salários para conter endividamento
- - - - - - -
Manchetes diversas de grande importância, conheçam:
-  Homem ataca escola no noroeste da China e mata nove crianças (Rapaz, mais um!)
- UE quer supervisionar planejamento orçamentário dos países-membros
- Brasil e Índia pedem à OMC para usarem remédios genéricos
- Equipes tentam nova estrutura para escoar o vazamento de óleo no Golfo do México
- TSE multa Dilma Rousseff e o PT. Propagando eleitoral antecipada.
- Lula chega ao Irã para discutir programa nuclear
- Especialistas esperam construir parque de geração de energia solar em Natal (RN) - Potencial e necessidade existe. Falta so o governo agir.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1263943-7823-


ESPECIALISTAS+ESPERAM+CONSTRUIR+PARQUE+DE+GERACAO+DE+ENERGIA+SOLAR+EM+NATAL+RN,00.html
- Portugal eleva impostos e corta salários para conter endividamento
- Rússia alerta que visita de Lula pode ser última chance do Irã de evitar sanções
- Recontagem de votos não encontra fraude em eleição do Iraque.
- - - - - - -
Perguntas para te provocar.
1- Por que o poder judiciário federal está em greve?? O que querem??
2- O que você acha sobre o contrabando Paraguai-Brasil?
3- Fale sobre a crise política que Tailândia vem sofrendo.
4- Explique o programa nuclear iraniano e suas controversias.
5- Explique o defict demográfico europeu.
- - - - - - -
Por bloco
UE: Imigração: Devido à composição e ao desenvolvimento demográfico da União Europeia (UE), a Europa precisará de mais 50 milhões de pessoas até 2050, afirmou a parlamentar europeia Maria Muñiz, em entrevista à Deutsche Welle. Muñiz apresentou um relatório sobre migração no contexto do Eurolat, assembleia parlamentar mista que reúne deputados europeus e latino-americanos.  Reunidos em Sevilha, na semana passada, os parlamentares preparam propostas com vista à 6ª Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe, que se realiza na próxima semana. Segundo Muñiz, a migração é – em ambos os sentidos – um "tema sensível".
- Complemento: "A imigração na União Europeia tem que ser ordenada, estar vinculada ao mercado de trabalho e ser acertada com outras políticas de integração, com políticas de cooperação com os países de origem e os países de trânsito. Tratando-se do mercado interno, todas as medidas têm que estar combinadas e acertadas no contexto da União Europeia. O objetivo é ter uma política comum de migração", explicou a deputada.
- - - - - - -
Por países
Brasil: O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Distrito Federal, Roberto Policarpo, disse que o estado de greve da categoria continuará até a próxima assembleia, caso não haja acordo. Em encontro nesta quarta-feira em Brasília, representantes das associações de juízes de todo o País resolveram continuar com o ato que reivindica a reforma da Previdência. Dentre as exigências, os servidores pedem elevação do piso das aposentadorias dos juízes e explicações de como serão calculados os reajustes dos salários dos servidores ativos e aposentados.

Brasil: Supremo mantém validade da Lei de Improbidade Administrativa: prevê punições para agentes públicos que cometam irregularidades.  Para os ministros, a anulação da lei extinguiria todas as condenações ocorridas com base na Lei de Improbidade Administrativa desde que ela foi sancionada, em 1992. A lei está em vigor desde 1992 e, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), permitiu que cerca de R$ 176 milhões fossem devolvidos aos cofres públicos. Mais de 2 mil políticos que cometeram crimes de desvio de recursos públicos foram condenados.

Inglaterra: Novo governo britânico corta próprio salário em 5%. Reduzir o "déficit orçamentário recorde" da Grã-Bretanha será o primeiro teste para o novo governo de coalizão; salário anual de Cameron cairá de 150 mil para 142 mil libras

Paraguai: Aumenta apreensão pela receita federal de cotrabando de roupas!! O contrabando ocorre pelo rio Paraná atraves de uma rota que não existe a fiscalização. Os paraguaios burlam a fiscalização e alimentam o mercado de consumo brasileiro de forma ilegal. Contrabando é uma estrutura criminosa.

Tailândia: Governo prepara ação mais dura contra protestos na Tailândia \  Soldados atiram em opositores do governo na Tailândia. O governo tenta dispersar os opositores! Oo'  Os camisas vermelhas querem a volta de um ministro que foi cassado por corrupção.

- - - - - - -
Conceitos que você deve dominar:
Contrabando e Descaminho: O contrabando é o ato de transportar e comercializar ilegalmente, produtos proibidos por lei no país. Um exemplo claro de contrabando são as armas e drogas que atravessam as fronteiras do país, muitas vezes junto com produtos piratas no seu carregamento. Pode acontecer também o caso de contrabando de animais silvestres. Neste caso, a retirada dos animais de seu habitat natural e sua comercialização são proibidos e o transporte é feito de maneira ilegal. O descaminho corresponde, muitas vezes, ao crime de sonegação fiscal. Ocorre quando há a entrada ou saída de produtos permitidos no país sem que os mesmos recolham impostos ou sejam submetidos aos trâmites burocráticos necessários nessas operações. Diferentemente do contrabando, o crime de descaminho pode ser sanado com o devido pagamento dos impostos pelas mercadorias importadas ou exportadas, enquanto que no contrabando, não há fiança. O crime organizado conecta as suas atividades. Nas fronteiras terrestres do Brasil, especialmente com o Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia, ocorre muito a prática de contrabando de armas, associado ao transporte de mercadorias ilegais, tais como os produtos falsificados. Outro grave problema acontece nas fronteiras do Brasil onde está localizada a Amazônia, de onde são retiradas a maior parte dos animais silvestres vendidos ilegalmente aqui no Brasil e em outros países do mundo. Complementando: Pq é tão ruim o contrabando e a pirataria? 4 motivos classicos: A pirataria e o contrabando provocam uma evasão fiscal de R$ 10 bilhões por ano. Cerca de 1,5 milhão de empregos também deixam de ser criados, além dos prejuízos causados à indústria nacional e ao comércio formal. Empresas enfrentarem a concorrência desleal do mercado informal.

- - - - - - -
Por temas:
- Irã: Entenda o programa nuclear iraniano:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1264414-7823-PROFESSOR+DE+HISTORIA+FALA+SOBRE+VISITA+DE+LULA+AO+IRA,00.html

0 comentários:

Postar um comentário

Logo abaixo, novidades do terceiro Eeeeita!