Atualidades de Domingo!



Ministro: Brasil, Irã e Turquia têm acordo sobre combustível nuclear
- - - - - - -
Manchetes diversas de grande importância, conheçam:
- Ruas de Bangcoc estão em aparente calma após distúrbios \ Exército tailandês mata 'camisa vermelha' em Bangcoc \ Governo tailandês considera declarar toque de recolher \ Tailândia: autoridades preparam evacuação de crianças e mulheres \ Governo tailandês dá ultimato por fim de protesto em Bangcoc \ Tailândia descarta impor toque de recolher em Bangcoc \ Tailândia dá ultimato a manifestantes; nº de mortos vai a 30 \ Combates pioram na Tailândia e manifestantes propõem negociar \ 'Camisas vermelhas' da Tailândia pedem mediação da ONU \ Chega a 35 número de mortos em protestos na Tailândia. Por ora só machetes nada de muita novidade.
- Marinha sul-coreana adverte barcos norte-coreanos
- Hong Kong vai às urnas em eleições parlamentares parciais
- Nuvem vulcânica fecha espaço aéreo da Irlanda do Norte \ Irlanda e norte britânico sofrem de novo com nuvem de cinzas
- Para potências ocidentais, acordo mediado por Brasil e Turquia é estratégia de Teerã.
- EUA e Europa acham vago acordo nuclear entre Irã e Turquia. Quem vai inspecionar a produção de urânio??
- - - - - - -

Perguntas para te provocar.
1- Comente o atual acordo nuclear que o Irã topou aceitar e discuta o papel do Brasil nessa questão. Rediga um texto também faladno sobre a reunião que ocorreu nesse domingo entre os dois países elecando o que foi discutido.
2- Dê sua posição sobre as Farc na América do Sul.
3- Nobel da Paz critica relações comerciais de empresas ocidentais com o Irã. Você também critica? É a favor ou contra? Dê seus argumentos...

4- Faça um resumo sobre a crise social vivenciada na Tailândia.
5- Os EUA parecem que apoiam o acordo nuclear, revela uma carta de Obama. E você, concorda? Apresente argumentos.
6- Por que a Jamaica está em estado de alerta?
7- Porque a China está adiando seu plano de mudanças do Iuan?
8- Cite os principais problemas internos do Irã.
9- O que vc axa sobre o monitoramento eletrônico de presos? Procure se informar a respeito, tema interessante.
- - - - - - -
Por Blocos:
- - - - - - -
Por países:
Brasil: Farc atuam em território brasileiro, aponta relatório da PF. Relatório sigiloso da Polícia Federal (PF) aponta que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) atuam em território brasileiro. Segundo o documento, produzido em 28 de abril, a guerrilha colombiana não só tem violado sistematicamente a fronteira como tem utilizado o Brasil para seus negócios, especialmente o narcotráfico. O relatório faz parte da investigação que levou à prisão de José Samuel Sánches, o Tatareto, integrante da comissão de logística e finanças das Farc, segundo a PF. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Senado aprova monitoramento eletrônico de presos. Falta a assinatura do presidente Lula.

Brasil2: Obama teria enviado carta a Lula com apoio a acordo de troca com Irã. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teria afirmado em uma carta enviada a Luiz Inácio Lula da Silva há 15 dias - antes do acordo de Teerã - que o acerto de troca de combustível nuclear com o Irã criaria "confiança" no mundo. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters, que anunciou ter obtido acesso a trechos do documento nesta sexta-feira (21). "Nós observamos o Irã dar sinais de flexibilidade ao senhor e outros, mas, formalmente, reiterar uma posição inaceitável pelos canais oficiais da Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica)", acrescentou o presidente dos EUA. "Para iniciar um processo diplomático construtivo, o Irã precisa transmitir à Aiea um compromisso construtivo de engajamento, através dos canais oficiais, algo que não foi feito até o momento. No meio tempo, insistiremos na aprovação de sanções." Segundo autoridades dos EUA, o Irã teria manipulado Brasil e Turquia com o objetivo de ganhar tempo e adiar a imposição de novas sanções.

China: Não quer valorizar sua moeda devido à crise europeia e o elevado nível de incerteza.

Irã: Brasil, Irã e Turquia firmam acordo nuclear. Com recepção de Ahmadinejad, Lula inicia visita ao Irã. Lula anuncia financiamento de exportações de alimentos ao Irã. Lula e Ahmadinejad querem nova ordem mundial com emergentes. Quando questionado por jornalistas em Teerã sobre se haveria um acordo sobre a troca de combustível, Ahmet Davutoglu respondeu: "sim, isso foi alcançado após quase 18 horas de negociações". Antes de declaração do ministro, canais de televisão turcos já haviam divulgado que a troca de combustível que era negociada como forma de acabar com a disputa sobre o programa nuclear do Irã poderia se concretizar. Em discurso e nota do encontro, os dois afirmaram apenas que concordam com a necessidade de uma nova ordem econômica e comercial no mundo que conceda mais peso aos países emergentes. O Brasil e o Irã assinaram oito memorandos de entendimento, relativos à cooperação comercial, a abertura de linhas diretas de crédito, a troca de tecnologia e a colaboração no terreno energético e, em particular, no setor petroleiro. Mais comedido, Lula ressaltou que a relação entre os dois países "é muito importante em um momento em que o mundo se encontra em transformação". "Uma nova geografia econômica e comercial que necessita de um sistema multilateral", baseado nas relações bilaterais e na diversificação, em que o eixo sul-sul deve desempenhar um papel chave, acrescentou. Lula ressaltou que a abertura de um linha direta de crédito de 1 bilhão de euros a cinco anos entre os países foi o elemento central das negociações, que considerou proveitosas. O objetivo é facilitar o acesso ao financiamento de empresas mútuas que queiram investir no Irã e no Brasil e conseguir assim intermediários de outros órgãos internacionais, explicou. "O Irã é um dos grandes mercados do mundo e nos últimos cinco anos se transformou em um dos principais mercados do Brasil no Oriente Médio. A crise não o afetou. Pelo contrário, podemos avançar muito mais", afirmou. Ahmadinejad, por sua vez, chamou o sistema econômico atual de "inseguro" e também insistiu na "necessidade de substituí-lo por uma nova ordem econômica e monetária sustentada na justiça". "O sistema capitalista chegou ao seu fim, não só na cena econômica, mas também nos campos da política e da segurança mundial, e agora enfrenta sérios problemas", ressaltou. Ahmadinejad assegurou que o "Irã e o Brasil estão se transformando nos pólos importantes do mundo" e ressaltou que com a ampliação das relações bilaterais "podem ter um papel determinante". "Devemos tirar os obstáculos alfandegários e melhorar nossos sistemas de transporte para potencializar e melhorar o comercio bilateral", concluiu.
Complemento: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1264887-7823-BRASIL+IRA+E+TURQUIA+FIRMAM+ACORDO+NUCLEAR,00.html

Problemas internos do Irã: Desemprego, economia.

India: Guerrilha maoísta mata seis civis no centro da Índia. Os naxalitas, como se conhece o movimento na Índia, protagonizaram em 6 de abril seu ataque mais sangrento contra as forças de segurança ao matar 76 agentes da Força da Reserva Central da Polícia, um dos corpos fundamentais na luta antimaoísta.

Jamaica: Jamaica entra em estado de emergência após ataques a bases policiais. O governo da Jamaica declarou estado de emergência neste domingo nos distritos de West Kingston e St. Andrew, após bases policiais terem sido atacadas por tiros e bombas, informou a agência Reuters. O motivo dos ataques seria a extradição do traficante Christopher "Dudus" Coke para os Estados Unidos. Procurado por tráfico de cocaína e armas, Dudus seria o líder do grupo Shower Posse, segundo a polícia norte-americana, que matou centenas de pessoas nos anos 80.

Tailândia: O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, disse nesta sexta-feira (21) estar comprometido com a reconciliação nacional, mas não fez nenhuma oferta de novas eleições, depois da dura repressão militar à pior onda de violência política na história moderna do país. Os chamados "camisas vermelhas" passaram seis semanas acampados em um bairro nobre de Bangcoc, exigindo a realização imediata de novas eleições. Mas na quarta-feira soldados invadiram o local, dispersaram os manifestantes e prenderam seus líderes, em meio a confrontos generalizados na cidade. Hoje os soldados voltaram ao local para procurar armas e explosivos. "Deixe-me tranquilizá-los de que este governo vai responder aos desafios e superar estas dificuldades por meio do plano de reconciliação com cinco pontos, que anunciei anteriormente", disse Abhisit pela TV. O plano anunciado em 3 de maio oferece reformas políticas, justiça social e uma investigação sobre a violência política. Antes dos últimos confrontos, Abhisit prometera também eleições em novembro, mas retirou a oferta por causa da recusa dos "camisas vermelhas" em se dispersarem. "Vocês podem ficar tranquilos de que este governo tem todas as intenções de levar o país adiante, restaurar a ordem, assegurar que nossa recuperação está nos trilhos, e que vamos fazê-lo de maneira transparente", acrescentou o premiê. (Será?) Os "camisas vermelhas" são na sua maioria pobres de origem rural, seguidores do ex-premiê Thaksin Shinawatra, deposto em 2006. Eles dizem que Thaksin, vencedor de uma eleição indireta em 2008, com apoio tácito dos parlamentares, não tem legitimidade para governar.
- - - - - - -
Por temas:
- Nobel da Paz critica relações comerciais de empresas ocidentais com o Irã. Shirin Ebadi, iraniana Nobel da Paz, sugere que UE feche embaixada em Teerã e suspenda emissão de vistos para ministros iranianos. Ela pede que Europa aja em concordância com o que prega. A ativista Shirin Ebadi também sofre a repressão do regime em vigor no Irã, a mesma que, nas eleições passadas, foi aplicada contra a oposição. "Depois da pressão da Noruega e da União Europeia (UE), por sorte consegui minha medalha de volta. Mas, agora, me acusam de sonegação de impostos. O regime iraniano cancelou a minhas contas bancárias e confiscou meu patrimônio. Mas, mesmo assim, eles não podem fazer com que eu desista do meu trabalho. Esse prêmio precisa ser honrado quando se luta por direitos humanos num regime autoritário", disse Ebadi, que recebeu em Bonn, na Alemanha, o Prêmio Internacional da Democracia.

Shirin Ebadi pediu o apoio ativo da Alemanha e da União Europeia. Segundo a crítica de Ebadi, por um lado, exige-se que o Irã seja democrático e respeite os direitos humanos. Por outro, o comércio com o país de Ahmadinejad floresce – fatos que não combinam. É possível ao governo iraniano, por exemplo, rastrear a origem de emails e mensagens de celular que criticam o regime com ajuda de um software desenvolvido pela empresa Nokia. Justamente por esse fato, muitos colegas de Ebadi se encontram hoje na prisão.

IBGE: Assistência Social no Brasil! Há o que melhorar na fiscalização de programas sociais. Desafio: Monitorar programas socieais e avaliar a qualidade deles, para verificar se realmente estão sendo úteis. Eles estão fazendo, ta crescendo, mas estão monitorando?? Esse é o desafio.
- - - - - - -
Curiosidade: Banco Central lança moeda comemorativa da copa que valeria 5 reais!

0 comentários:

Postar um comentário

Logo abaixo, novidades do terceiro Eeeeita!