Atualidades de Quarta!



Lula discursa nas festividades do "1º de Maio Unificado", em São Paulo. Lula diz que prefere um Carnaval a uma guerra. /  Lula será homenageado pelos esforços no combate à fome



Este post é um pequeno resumo semanal. Enjoy it!

Para lerdepois::
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4418315-EI8141,00-Nao+existe+sistema+imune+ao+terrorismo+dizem+especialistas.html

- - - - - - -
Manchetes diversas de grande importância, conheçam:
-  Palestina e Israel iniciam negociações indiretas paz
- Cinzas de vulcão voltam a afetar tráfego aéreo
- Homem mata mãe, irmã, mulher e mais 5 a facadas na China (olloko)
-  eleição em Estado mais povoado da Alemanha
- China adere ao combate às mudanças climáticas (otima noticia ein)
"Baixas emissões, novas energias e desenvolvimento sustentável".
- Gordon Brown anuncia que vai renunciar
- Revista chinesa é fechada 1 mês após criticar empresa estatal (ta aí a liberdade de expressão ameaçada em pleno sec. XXI)
-  Iraque enfrenta dia mais violento do ano; mortos passam de 100. (Numeros assustam)
-  ONG faz coleta de cabelo para limpar óleo no Golfo do México
- Irã não aceita troca de combustível fora de seu território
-  Israel não vê divergência com EUA sobre questão nuclear (lembrar que Israel não afirma se tem ou não bomba atômica)
- Deputados franceses aprovam resolução contra o uso de véu
-  Brasil é 1º a contribuir com Fundo de Reconstrução do Haiti
- Índia e Paquistão anunciam retomada de diálogo \o/\o/
- Obama cobra responsabilidades de Israel e palestinos
- - - - - - -
Perguntas para te provocar.
1- Novas controvérsias que impedem paz entre Israel e Palestinos ocorreram essa semana. O que aconteceu?
2- Fome Zero: Exemplo para o mundo. Fale a respeito. O que você acha da idéia ser exportada pra Africa? O que a Africa deve fazer para reduçã da pobreza?
3- Qual foi as reações da proposta de paz interna pelo governo na Tailândia? Explique a situação atual da crise interna no país.
4- O que vc axa sobre a reconciliação de rebeldes no Afeganistão.
5- Explique a situação econômica da Grécia.
6- Comente as causas e consequências da greve na Africa do SUl.
7- Faça uma análise da política do EUA no Afeganistão hoje!
- - - - - - -
Por Blocos:
África: O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf, elogiou nesta segunda-feira (10) o Programa Fome Zero. Segundo ele, o programa deve ser exportado para os países africanos com o objetivo de garantir a segurança alimentar e a qualidade de vida para quem vive nesses países. De acordo com Diouf, a FAO garante os financiamentos e a tecnologia necessários para a execução dos projetos.  De acordo com o diretor-geral da FAO, programas como o Fome Zero são um exemplo para o resto do mundo. “Essa iniciativa tem reduzido a pobreza e estimulado uma série de ações. Já reduziu em 28% a fome, de 2004 a 2006”, disse ele. Ao longo desta segunda-feira, uma série de reuniões está sendo realizada com a participação de ministros e especialistas de países africanos. A ideia é apresentar propostas para a promoção da agricultura, da segurança alimentar e do desenvolvimento rural para ampliar as áreas de cooperação entre o Brasil e esses países.

Europa: Bolsas europeias sobem após pacote de ajuda ao euro!
- - - - - - -
Por países
Africa do Sul: Um segundo sindicato sul-africano do setor de transportes vai decidir na terça-feira (11) se adere a uma greve nacional que atinge portos e ferrovias. Milhares de trabalhadores estão parados desde segunda (10) na transportadora estatal de cargas Transnet por causa de uma disputa salarial. A empresa não opera transportes de passageiros, mas a greve - que se soma a uma série de protestos populares enquanto o país se prepara para receber a Copa do Mundo de futebol, dentro de exatamente um mês - pode afetar as exportações de carvão e minério de ferro, a distribuição de combustíveis e a navegação em geral.

Afeganistão: EUA e Afeganistão deixam tensões para trás e olham para futuro: Estados Unidos e Afeganistão se esforçaram hoje para deixar para trás, ao menos publicamente, suas recentes tensões e olhar para o futuro, e, apesar de não ter havido acusações e críticas diretas, os dois países deixaram claras suas exigências. a chefe da diplomacia chamou de um futuro "partilhado" e os próximos passos a serem dados para estabilizar o país asiático. As tensões surgiram após uma visita de Obama a Cabul no final de março, onde pediu ao presidente afegão que intensificasse a luta contra a corrupção. "Na medida em que avançamos não podemos esperar que EUA e Afeganistão concordem em todos os assuntos. Não faremos isso. Isso é um fato em uma relação entre duas nações soberanas", afirmou a secretária. Hillary assegurou ao líder que o compromisso de Washington não deixará os afegãos abandonados após a retirada das tropas."Deixarei isso claro: na medida em que buscamos uma transição responsável e ordenada depois da missão internacional de combate no Afeganistão, não abandonaremos os afegãos; nosso compromisso civil se prolongará durante muito tempo no futuro", prometeu. No entanto, também aplaudiu "os passos dados pelo presidente Karzai para lutar contra a corrupção".Karzai, por sua vez, assegurou que "o Afeganistão seguirá fortalecendo suas instituições". Também expressou suas exigências, ao enfatizar que seu país buscará o respeito a sua independência judicial, e assegurou que seu Governo "protegerá a população civil", em referência às mortes em operações militares.

Brasil: Câmara aprova 'Ficha Limpa' sem alterações. O projeto será submetido ao Senado e depois para a sanção presidencial, caso não haja mudanças.

Brasil2: O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), classificou como "inviável" a proposta do líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza (PT-SP), de os parlamentares realizarem um 'recesso branco' durante o período da Copa do Mundo de futebol. "Isso não é possível. Eu compreendo as razões do líder Vaccarezza, acho ele atentou para uma realidade muito patriótica, que é a Copa do Mundo, mas é absolutamente inviável", disse Temer.

EUA: EUA defendem reconciliação de rebeldes no Afeganistão: O Governo dos Estados Unidos respaldou hoje o governo do Afeganistão em sua tentativa de avançar na renúncia à violência e a reintegração dos rebeldes talibãs como uma via para a reconciliação do país.  O embaixador explicou que agora "há um entendimento claro entre os Governos dos EUA e do Afeganistão sobre quais vão ser os princípios comuns à medida que o país centro-asiático avança rumo à reconciliação". Em relação com a possível participação de dirigentes talibãs em um futuro Governo do Afeganistão o general McChrystal disse: "o mais importante é que tenhamos, antes de mais nada, uma solução afegã elaborada pelos afegãos". "Em segundo lugar essa solução deve ser inclusiva e justa com todos", disse e acrescentou "que todos tenham a oportunidade de reintegrar-se, de reincoporar-se ao processo político". A visita de quatro dias de Karzai a Whashington tem como objetivo melhorar as relações entre os dois países após uma etapa de grande frieza.

Grécia: Grécia necessita com urgência de primeira parcela do empréstimo internacional. Comissão Europeia exige maior austeridade econômica de países da zona do euro. Pesquisa aponta que alemães estão indecisos quanto ao pacote de ajuda à Grécia.

Israel, palestina: Israel afirmou nesta segunda-feira (10) que construirá mais residências para judeus na parte ocupada de Jerusalém e na área próxima à cidade, mas não deu prazos para as construções que poderão ameaçar novas conversas de paz com os palestinos. OO ENCRENCA EIN!!  O assistente da secretária de Estado americana, Philip Crowley, disse no domingo (8) que Israel e palestinos tomaram passos para "ajudar a criar uma atmosfera que seja condutora a conversas de sucesso".

Israel, Irã? - Israel está pronto para guerra com Irã, diz vice de Netanyahu! Vice-primeiro-ministro de Israel afirmou ainda que a força aérea já domina técnicas para possível ataque contra alvos iranianos.

Tailândia: Os manifestantes tailandeses contrários ao governo parecem divididos quanto à manutenção ou não dos seus protestos nesta segunda-feira, diante de uma proposta do governo para pacificar o país, inclusive com a convocação antecipada de eleições. "O governo não demonstrou nenhuma sinceridade conosco", disse um dos líderes, Weng Tojirakarn, num palanque no local dos protestos. "Até agora não houve nenhuma resposta do governo a nenhum dos nossos pedidos, o que inclui suspender o estado de emergência antes de acabar os protestos." Tiros e granadas mataram dois policiais e feriram 13 outros no fim de semana. Na segunda-feira, o primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva exigiu uma "resposta clara" à sua oferta, mas não disse como reagirá se a oposição não se manifestar. As autoridades ainda enfrentam o dilema de como desalojar milhares de manifestantes, inclusive mulheres e crianças, do acampamento fortificado que se espalha por 3 quilômetros quadrados em um elegante bairro comercial de Bangcoc.

Tailândia2: Camisas vermelhas apresentam novas exigências em Bangcoc.  Os manifestantes que protestam contra o governo da Tailândia recusaram-se nesta segunda-feira a pôr fim a um protesto que já dura dois meses até que o vice-primeiro-ministro seja processado pelas acusações decorrentes de um confronto com soldados que acabou com a morte de 25 pessoas em abril. A Frente Unida pela Democracia e contra a Ditadura (FDD), mais conhecida como os "camisas vermelhas", aceitou um cronograma para as eleições de 14 de novembro, mas estabeleceu a nova condição de que o vice-primeiro-ministro seja acusado formalmente pela polícia.
- - - - - - -
Conceitos que você deve dominar:
- - - - - - -
Por temas:
- Petrobrás: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar: Os esforços do governo para destravar o processo de capitalização da Petrobras indicam a difícil equação com a qual a empresa terá que lidar nos próximos anos. Com uma dívida na casa dos 100 bilhões de reais, a estatal está prestes a atingir seu limite de endividamento. Sem a capitalização, dizem analistas, a empresa não terá condições de arcar com todos os investimentos anunciados, como o desenvolvimento do pré-sal e as novas refinarias. Mesmo com todas as dúvidas sobre o processo, é consenso no mercado que a Petrobras conseguirá fazer algum tipo de capitalização, mesmo que os prazos políticos não permitam a aprovação do projeto de lei que prevê a venda de reservas do governo para a estatal, processo chamado de cessão onerosa. Há expectativa sobre um plano B, que seria a colocação de ações no mercado sem a cessão, em uma capitalização de menor porte.

Política internacional brasileira: Política nuclear
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1260107-7823-GLOBO+NEWS+PAINEL+DISCUTE+SOBRE+POLITICA+INTERNACIONAL+NUCLEAR+DO+BRASIL,00.html

Governo da Sérvia anuncia descoberta de vala com 250 corpos de albaneses do Kosovo. As autoridades sérvias descobriram nesta segunda-feira (10) uma vala comum com até 250 corpos, supostamente de kosovares de etnia albanesa, mortos durante a guerra de 1998 a 1999 no Kosovo, província sérvia que passou anos como protetorado da Organização das Nações Unidas (ONU) e que declarou independência em 2008.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1261068-7823-GOVERNO+DA+SERVIA+ANUNCIA+DESCOBERTA+DE+VALA+COM+CORPOS+DE+ALBANESES+DO+KOSOVO,00.html
- - - - - - -
Curiosidade: Homem moderno tem genes do homem de Neandertal. Sequenciamento genético do Neandertal foi feito por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. Depois de compará-lo com DNA do homem moderno, pesquisadores concluíram ainda hoje temos os genes dos neanderthalensis.

0 comentários:

Postar um comentário

Logo abaixo, novidades do terceiro Eeeeita!