Atualidades da Semana!

A foto mostra Mafioso que é velado em caixão de ouro na Austrália. O número 1 da máfia australiana teve um funeral digno de filmes de Hollywood nesta sexta-feira. O corpo de Carl Williams, 39 anos, chegou em um caixão de ouro à igreja Santa Teresa, em Essendon, onde foi velado, informa o jornal australiano The Australian.

Essa é uma das notícias da semana. Para aqueles que não tem tempo de ficar procurando notícias na internet, fazemos um breve resumo das coisas. É bom pra gente que se informa e é bom pra você que principalmente terão uma fonte a mais para se integrar nos acontecimentos do mundo!



Fonte de quase tudo: www.terra.com.br


Perguntas pra ver se tá sabendo ein!
1 - Explique o que causou a atual crise diplomática entre Argentina e Uruguai.
2 - Populismo como causa de manifestações na tailândia: Explique.
3 - Explique a relação diplomática India e Paquistão atual.
4 - Expresse sua opinião sobre a batalha em conferência nuclear de irã e egito.
5 - Explique os efeitos do El Niño e La niña. Qual a consequência da segunda?
6 - Que acordo EUA e Russia prometem discutir sobre a regulamentação de adoções.
7 - Explique manifestações na Albânia
8 - Ao assinar o acordo militar com os EUA, os países da Unasul tiveram que reações? O que Hugo Chavez pensa disso?
9 - Discuta a proposta de não soberania iraquiana.
10 - Explique os problemas de segurança no Paraguai e diga o que o Brasil fará para ajudar.
11- Comente a ação da operação Atlanta na Somália.

Manchetes diversas: Bélgica aprova proibição a véu islâmico em lugares públicos\ Imposição de véu integral será punida com prisão na França\ Candidato Verde lidera corrida presidencial na Colômbia \Ex-ministro francês é condenado por desvios de recursos\  Paraguai regulariza situação de brasileiros que vivem no país

Genebra torna mais rígida lei para proteger suas prostitutas: deverão declarar detalhadamente suas atividades à polícia, uma novidade que já provocou a oposição de uma parte desse setor, legalizado na Suíça. Na Suíça, a profissão mais antiga do mundo é legalizada e exercida com toda librdade, e a prostituta é considerada uma profissional liberal e, como tal, paga impostos. Em Genebra existem cerca de 2,9 mil prostitutas declaradas, assim como 160 "casas de massagem", que alugam acomodações para as prostitutas que trabalham nas ruas, e 25 agências que facilitam os encontros a domicílio ou em um hotel. (uhuu). No entanto, segundo a associação de ajuda às prostitutas Aspasie, estas são muito menos numerosas devido às desistências desse tipo de vida que não são declaradas e ao fato de que muitas delas não trabalham o ano todo. Também obriga a verificar se as prostitutas exercem livremente a profissão ou são vítimas da escravidão de seres humanos, ameaças, violências ou pressões.

Clima: El Niño acaba e América do Sul agora teme La Niña: Os efeitos do El Niño estão desaparecendo, mas nos próximos meses as lavouras sul-americanas podem ser prejudicadas por outro fenômeno climático, o La Niña ¿enquanto aquele aquece as águas do oceano Pacífico, este as resfria e provoca secas. Dependendo de como o La Niña ocorre, as safras de café no Brasil, de trigo na Argentina e até de cana no Peru podem ser menores, afetando os preços locais e globais. É comum que o La Niña suceda ao El Niño, situação em que as águas na faixa equatorial do Pacífico se aquecem acima do normal, empurrando massas de ar quente contra a costa oeste da América do Sul. O El Niño habitualmente aumenta as chuvas, com possibilidades de tormentas. Os padrões climáticos dos próximos dois meses dirão se haverá ou não La Niña, segundo especialistas. O La Niña também está relacionado ao risco de geadas que podem danificar os cafezais.

Unasul: Os ministros de Defesa da Unasul se reunirão na próxima quinta-feira, na cidade equatoriana de Guayaquil, para aprovar um acordo sobre medidas de confiança e segurança, após o pacto militar assinado entre Colômbia e Estados Unidos, informou o governo equatoriano. O documento "tem particular importância" porque é resultado de um "processo de estudo" iniciado em setembro por determinação dos presidentes da Unasul, após a cúpula em Bariloche (Argentina) que discutiu o aumento das tensões depois do acordo entre Bogotá e Washington. "Este processo longo e complicado se converteu em um exercício sem precedentes na região, que superou as expectativas e os prognósticos sobre as possibilidades de integração regional", acrescentou o texto do ministério de Defesa do Equador, país que exerce a presidência rotativa da Unasul.  O documento, que ainda não teve seus detalhes divulgados, será assinado depois que, no último dia 12 de abril, os governos brasileiro e americano firmaram um acordo de cooperação militar, cujo texto foi entregue por Brasília à presidência da Unasul. As negociações sobre as medidas de confiança foram iniciadas após uma tensão gerada com a assinatura, no dia 30 de outubro de 2009, do convênio que autoriza as forças americanas a utilizarem sete bases colombianas para combater o narcotráfico e as guerrilhas esquerdistas. Devido ao acordo, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, congelou as relações com a Colômbia, afirmando que a presença de tropas americanas no território do país vizinho constitui uma ameaça, e convocou seus militares e cidadãos a "se prepararem para a guerra".

**Espanha atua por aliança estratégia entre UE e América Latina: O governo está trabalhando para fazer uma "aliança estratégica" entre a União Europeia e América Latina com "compromissos sérios" e sobre a base da integração, a coesão territorial, a inovação, o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a rejeição ao protecionismo. A necessidade de aprofundar em uma "autêntica associação estratégica" e a promoção da coesão social como principal contribuição à aliança entre a UE e América Latina são dois das principais conclusões deste encontro, que também apostou pelos acordos comerciais com Mercosul e a América Central.

Albânia: Protesto contra governo reúne milhares na Albânia. Dezenas de milhares de simpatizantes da oposição socialista albanesa se concentraram nesta sexta-feira em frente à sede do Governo do país para protestar contra o que consideram uma fraude eleitoral cometida pelos conservadores nas eleições legislativas de junho de 2009. "Estamos decididos a lutar contra este governo que, após roubar os votos, está afundando a economia das famílias albanesas", declarou Edi Rama, líder do Partido Socialista (PS) e prefeito de Tirana. O PS acusa o primeiro-ministro albanês, Sali Berisha, de manipular o resultado eleitoral e condicionou seu retorno ao parlamento à abertura das urnas para uma nova apuração, o que o governante Partido Democrático se recusa a fazer. Dos presentes ao protesto, ao redor de 20 deputados socialistas e 200 manifestantes iniciarão uma greve de fome para demonstrar sua insatisfação com o Executivo conservador, segundo a imprensa albanesa.

Argentina \ Uruguai: Os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e do Uruguai, José Mujica, se comprometeram nesta quarta-feira a reparar a danificada relação bilateral, afetada pela instalação de uma fábrica de celulose num rio limítrofe. A promessa, feita no fim de uma reunião em Buenos Aires, aconteceu logo depois que o Tribunal Internacional de Justiça de Haia decidiu na semana passada que o Uruguai não deverá fechar a planta de celulose diante da falta de evidência de que a fábrica estaria contaminando o rio Uruguai. Os mandatários não falaram sobre as medidas que serão tomadas em relação ao bloqueio de uma ponte importante por manifestantes da cidade argentina de Gualeguaychú, nas proximidades da fábrica, que acusam a planta de contaminar o rio. Os manifestantes expressaram fúria com a decisão do tribunal e garantiram que manteriam a ponte fechada, medida que causou danos expressivos ao comércio da região. O tribunal, ao qual a Argentina apelou para tentar que seu vizinho desinstalasse a planta construída pela empresa finlandesa Botnia, determinou, contudo, que Montevidéu violou um tratado bilateral ao não informar nem negociar com Buenos Aires o andamento da instalação.

**Escrevendo de outra maneira: O presidente uruguaio, José Mujica, disse nesta sexta-feira que espera uma solução pacífica, sem a intervenção das forças policiais, para terminar com um bloqueio fronteiriço realizado por ambientalistas argentinos que rejeitam uma polêmica fábrica de celulose.  Os ambientalistas mantêm interrompido o acesso a uma ponte internacional há mais de três anos como forma de protesto contra a fábrica instalada pela finlandesa Botnia no lado uruguaio de um rio na fronteira.  Mujica se reuniu nesta semana com a presidente argentina, Cristina Kirchner, após uma decisão da Corte Internacional de Justiça em Haia, tribunal ao qual Buenos Aires recorreu para reclamar a violação de Montevidéu a um tratado que protege o rio. O Uruguai reiterou depois do encontro que o fim do bloqueio é uma prioridade para seu país, mas a resolução do tema depende da nação vizinha.  Segundo a Corte de Haia, o Uruguai violou alguns artigos do tratado de 1975 ao não comunicar devidamente a Argentina sobre a instalação da fábrica, atualmente operada pela finlandesa UPM. Porém, o tribunal decidiu que o Uruguai não deve fechar a planta diante da falta de evidência de que ela estaria contaminando o rio Uruguai.

Índia e Paquistão: Líderes da Índia e Paquistão se reúnem para melhorar relações. Os premiês da Índia e do Paquistão tiveram "conversas muito boas" na capital do Butão e concordaram que as relações entre eles deveriam ser normalizadas, disse nesta quinta-feira a secretária de Relações Exteriores indiana, Nirupama Rao. A estabilidade entre as duas potências nucleares é vista como crucial para ajudar nos esforços, liderados pelos EUA, de trazer paz ao Afeganistão. A Índia suspendeu um demorado processo de paz com o Paquistão depois dos ataques a Mumbai, responsabilizando militantes do país vizinho. Islamabad quer a retomada dos diálogos, mas Nova Délhi já disse que isso deveria ocorrer apenas se os mentores do ataque fossem punidos pelo Paquistão.  Segundo analistas, a reaproximação de Islamabad foi uma medida altamente política para Nova Délhi, mas um empurrãozinho de Washington e as opções diplomáticas cada vez menores fizeram com que a Índia se abrisse aos diálogos.

Irã e Egito estão se preparando para enfrentar os Estados Unidos e seus aliados em torno do direito de Israel e países em desenvolvimento de possuir tecnologia atômica. A batalha será travada numa reunião importante sobre o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (NPT). Diplomatas preveem que Ahmadinejad assumirá postura de desafio aos EUA e seus aliados ocidentais, acusando-os de tentar privar países em desenvolvimento de tecnologia nuclear e, ao mesmo tempo, fazer vista grossa para a capacidade nuclear de Israel.

Israel e palestina: Hillary anuncia retomada de diálogo entre Israel e Palestina!!!!!!!!

Iraque: O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, rejeitou nesta sexta uma ingerência internacional e árabe nos assuntos do Iraque, em resposta ao pedido da aliança opositora Al Iraqiya de formar um governo interino sob supervisão estrangeira.
Em discurso em Karbala, a 110 km ao sul de Bagdá, al-Maliki pediu que "a Liga Árabe e os organismos internacionais não respondam às exigências de alguns setores que se esforçam para internacionalizar as questões iraquianas". Russia e EUA: Estados Unidos e Rússia irão discutir um NOVO ACORDO para regulamentar a adoção de crianças russas por famílias norte-americanas, depois do escândalo em que uma mulher devolveu seu filho adotivo, disse o Departamento de Estado na quinta-feira. Aytyom Savelyev, de 7 anos, chegou neste mês sozinho ao aeroporto de Moscou, levando um bilhete em que a mãe norte-americana dizia que não o queria mais. O caso provocou comoção nos dois países. "Nós nos comprometemos a buscar um acordo que fortaleça o processo de adoção de crianças russas e famílias norte-americanas", disse Crowley a jornalistas. "Esperamos (...) tranquilizar o governo russo de que partilhamos dos seus objetivos, queremos ver essas adoções continuarem, e partilhamos do interesse da Rússia em proteger essas crianças."

França e China: Wen Jiabao e Sarkozy querem "política sólida" entre países. O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, se reuniram nesta sexta-feira na capital chinesa e conversaram sobre a possibilidade de garantir uma "política sólida" entre os dois países após um período de tensão. Segundo informou a agência oficial chinesa Xinhua, os dirigentes se encontraram no Grande Palacio do Povo de Pequim antes da viagem que devem fazer ainda nesta sexta para Xangai, onde participam da abertura da Expo Mundial 2010.

Paraguai: O Paraguai enfrenta uma série de problemas na área de segurança, recentemente agravados pelas ações do Exército do Povo Paraguaio (EPP), um grupo armado que realiza sequestros, assaltos e ataques a instalações policiais e que também teria ligações com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC).
O governo paraguaio decretou estado de exceção em cinco Estados do norte do país para combater o grupo. Após a declaração do estado de exceção, o senador Robert Acevedo sofreu um atentado na cidade de Pedro Juan Caballero. Dois brasileiros, que fariam parte da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), foram presos acusados de participação no atentado. A respeito das ações do EPP, o porta-voz afirmou que "o presidente Lula levará ao presidente Lugo a solidariedade do Brasil e a disposição de colaborar para resolver esse problema". De acordo com Baumbach, já existe cooperação no campo da segurança entre Brasil e Paraguai e que a Polícia Federal está prestando auxílio na investigação do atentado contra o senador Acevedo. Lula também discutirá com Lugo a decisão do Brasil de manter como refugiados no país três paraguaios que teriam ligações com o EPP. Em 2003, o Brasil concedeu refúgio aos três paraguaios, que alegavam sofrer perseguição política no Paraguai, onde eram acusados de participação em um sequestro em 2001. Na reunião com Lugo, o presidente Lula também pretende finalizar as negociações para a construção de linha de transmissão de energia para abastecer o mercado interno paraguaio. Apesar de ser sócio de Itaipu, o Paraguai sofre com constantes apagões e cortes de energia. A linha vai gerar 500 kW e o custo estimado da obra é de US$ 400 milhões.

TaiLândia: Manifestantes dominam "capital vermelha" protestando contra a repressão militar a seus camaradas na capital. Longe das luzes de uma capital cercada por manifestantes, o acuado governo tailandês tem outro problema diante de si. O persistente movimento dos "camisas vermelhas", que pleiteia a renúncia do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva, tem suas raízes no nordeste da Tailândia, onde o governo é mais impopular.  Perto dali funcionou no passado uma base aérea norte-americana, durante a Guerra do Vietnã. Hoje, seus animados bares e hotéis são uma lembrança daquela época.  A rebelião parece estar se espalhando. Os "camisas vermelhas" daqui e de pelo menos seis outras províncias bloqueiam estradas para impedir que comboios militares e policiais cheguem a Bangcoc, pois temem que isso precipite uma ação contra os manifestantes que há 27 dias ocupam um elegante bairro comercial da capital.  Em muitas das províncias, as forças de segurança estão em menor número e parecem não ter condições nem vontade de enfrentar os protestos. "Achamos muito melhor tentar negociar", disse um policial local, pedindo anonimato.  Muitos "camisas vermelhas" são seguidores do ex-premiê Thaksin Shinawatra, um magnata populista, já condenado por corrupção e hoje no exílio, que é odiado pelas elites de Bangcoc. Thaksin foi derrubado por militares em 2006, mas ainda hoje é muito popular graças a medidas como empréstimos subsidiados e atendimento médico pelo preço de uma tigela de macarrão.

Somália: Navio da Operação Atalanta destrói embarcação pirata somali. A embarcação de guerra francesa Nivose, da operação Atalanta que realiza a força naval da União Europeia (EUNAVFOR), destruiu um navio pirata que atuava com mais duas embarcações a 900 km do litoral da Somália. Os piratas foram presos e levados ao Nivose, enquanto a embarcação pirata se afundava no Índico.A EUNAVFOR informou hoje em comunicado que esta ação faz parte da nova estratégia, mais agressiva, de sua missão para acabar com a atividade pirata.Nos últimos dois meses, as forças navais da UE conseguiram interceptar até 40 ataques piratas na região.

tema: Esforços para combater os vazamentos. 1) Bloqueio dos vazamentos: Para deter o vazamento nos POÇOS DE PETRÓLEO, fechando a fonte do bloco obturador (válvula de segurança destinada a controlar a pressão). Quatro dispositivos submarinos robóticos tentam há vários dias fechar esta válvula, mas sem sucesso. No total, foram detectados três vazamentos no nível do poço e ao longo do tubo que o une à plataforma Deepwater Horizon, e que deixam escapar até 800.000 litros de petróleo por dia. 2) Redoma no fundo do mar: Está sendo fabricada uma enorme "tampa" em forma de cúpula para bloquear os vazamentos de petróleo. O dispositivo será colocado no fundo do mar para recuperar o petróleo que vazar, antes de retirá-lo através de um tubo para os barcos. A construção desta tampa pode levar de duas a quatro semanas. 3) Perfurar poços de apoio: A companhia petrolífera BP, que explorava a plataforma acidentada, contempla perfurar poços de apoio para reduzir a pressão no duto existente. Isto também permitiria injetar um reboco especial para tampar definitivamente o poço. A operação pode levar de dois a três meses. 4)Barcos na superfície: etenta e seis barcos recuperaram, até agora, 3,2 milhões de litros de uma mistura de petróleo e água do mar. As embarcações lançaram 370 mil litros de produtos químicos dispersantes. 5)Queimas controladas - Equipes de socorro incendiaram, na quarta-feira, uma mancha de petróleo contida por diques para impedir que se aproximasse da costa. As autoridades esperam que a maré se acalmasse para fazer outros incêndios controlados. 6) Pessoal em terra - Segundo a Casa Branca, 1.178 pessoas foram mobilizadas para proteger as zonas costeiras. 7) Meios aéreos - A Força Aérea norte-americana destinou dois aviões de transporte militar C-130, equipados com sistemas para espalhar a mancha.

Complemento visual: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1256155-7823-MANCHA+DE+OLEO+SE+ESPALHA+E+ATINGE+COSTA+DA+LOUISIANA,00.html
assistam que eh mto bom!

0 comentários:

Postar um comentário

Logo abaixo, novidades do terceiro Eeeeita!